Fernando Rocha

Licenciado em Geologia pela Universidade de Lisboa, em 1984; Doutor em Geociências (Mineralogia) pela Universidade de Aveiro, em 1994; Agregação em Geociências (Argilas) pela Universidade de Aveiro, em 2000.

Professor Catedrático da Universidade de Aveiro, desde 2002, no Departamento de Geociências, sendo Coordenador da Unidade de Investigação GeoBioTec, desde a sua criação, em julho de 2007. Diretor do Programa Doutoral em Geociências (Universidade de Aveiro/Universidade do Porto) desde 2017.

É Fellow da Mineralogical Society of Great Britain & Ireland. É presidente da Associação portuguesa de Argilas e Vice Presidente do International Council for Applied Mineralogy (ICAM/IMA). Tem desempenhado diversos cargos na Universidade de Aveiro, nomeadamente: Diretor do Departamento de Geociências (Março de 1998 a Março de 2001, Dezembro de 2010 a Maio de 2015), Pró-Reitor (Infraestruturas e Gestão dos Campi; candidaturas POCI; de Dezembro de 2003 a Fevereiro de 2008), Vice-Reitor (Investigação, Inovação e Transferência de Tecnologia, Março de 2008 a Fevereiro de 2010).

Na Universidade de Aveiro tem vindo a exercer actividade científica no âmbito dos recursos minerais, com particular incidência nas matérias-primas cerâmicas e nos materiais geológicos de construção, com interesses secundários em geologia costeira e marinha, geoturismo e geopatrimónio, riscos geológicos, geologia médica e impactes ambientais. Foi membro fundador da Unidade de Investigação “Minerais Industriais e Argilas”, tendo sido desde Junho de 2003 seu Investigador Coordenador. Em Julho de 2007 liderou o processo de constituição de uma nova unidade, denominada “GeoBioTec”, agrupando presentemente 85 investigadores doutorados, sendo presentemente seu Coordenador. Coordenou 4 Projectos Nacionais, 10 Bilaterais e 1 Internacional. Foi Investigador Responsável da equipa da Universidade de Aveiro em 10 Projectos Nacionais, 2 Bilaterais e 3 Internacionais. Publicou 18 capítulos de livros e 482 full papers em revistas e actas nacionais e internacionais (dos quais 245 listados no Science Citation Index, h-index 28).

Na Universidade de Aveiro tem exercido atividade docente nos três ciclos de ensino superior. Responsável científico de 6 projectos de pós-Doutoramento, foi orientador/co-orientador de 28 teses de doutoramento e 41 teses de mestrado, concluídas com sucesso.